Esse informativo tem o objetivo de exemplificar a diferença entre: Escopo do Produto e Escopo do Projeto.
Definição
Escopo do Produto: As características e funções que descrevem um produto, serviço ou resultado.
Escopo do Projeto: O trabalho que deve ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas.
Fonte: PMBOK 3ª Edição – 2004
Na prática
O Escopo do Projeto defere-se do escopo do produto na medida em que o Escopo do Projeto define o trabalho necessário para fazer o produto. O Escopo do Produto define o que será criado, ou seja, o resultado a ser entregue ao final do projeto. Por exemplo:
Escopo do Produto: “Implantação de 50 posições de trabalho do Cliente X no Endereço Y, serão dois departamentos implantadas em andares diferentes, 02 gerentes a cada 15 assistentes. A configuração das máquinas deverá ser Notebooks, 500Gb de HD com 4Gb de memória ram e…” ou seja, aqui é exposto de forma macro a expectativa do que deseja (o que será feito).
Outro exemplo pode ser um bolo de chocolate, características como sabor chocolate, cremoso, com cobertura de morango, recheio de leite condensado e pesando 500 gramas.
Escopo do Projeto: “Após reuniões de planejamento, identificamos que para instalar o software nos desktops serão necessários 3 analistas de infraestrutura, o Orçamento será apreciado no comitê em 10 dias. Enquanto a aprovação não ocorre, solicitaremos empréstimos dos desktops e 1 servidor Tipo 2 do projeto…” ou seja, aqui o líder definirá qual o esforço para entrega do produto solicitado (como será feito).
Buscando uma analogia ao bolo mencionado acima, o escopo do projeto serão os ingredientes e o modo de preparo.
Considerações Finais
Quando pensamos em Escopo do Produto, deveremos ter em mente as palavras “O que!”, pois o Escopo do Produto é o que iremos produzir/entregar. Por outro lado, quando pensarmos em Escopo do Projeto, deveremos nos remeter ao “Como!”, pois este é o trabalho do líder do projeto, pensar em como entregaremos aquele produto e/ou serviço, ou seja, quais são os recursos humanos e materiais utilizados, durante quanto tempo, gastando quanto, seguindo quais parâmetros de qualidade, pois o controle desses itens, sem dúvida alguma, maximizará a possibilidade de satisfação do cliente.
O Escopo do Produto deve estar claro para você, pois a especificação do produto/serviço deve ser uma entrada para seu projeto.
O Escopo do Projeto deve considerar a entrega exata do Escopo do Produto, algumas literaturas ainda reforçam que as entregas do Escopo do Projeto representam nem mais, nem menos que o produto/serviço descrito nas especificações.

