Com o objetivo de aprimorar conhecimentos a respeito de WBS/EAP seguem alguns esclarecimentos:
Definição
Em Gerenciamento de Projetos, uma Estrutura Analítica de Projetos (EAP), do Inglês, Work breakdown structure (WBS), é uma decomposição hierárquica orientada a entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas necessárias. Ela organiza e define o escopo total do projeto. Cada nível descendente representa uma definição cada vez mais detalhada do trabalho do projeto. A EAP ou WBS é decomposta em pacotes de trabalho. (fonte: PMBOK 3ª. Edição)
Muitas literaturas indicam a WBS como “O Coração do Projeto”, pois serve como predecessora para entregas relevantes do projeto. Exemplos: Cronograma, Matriz de Responsabilidade, Matriz de Risco, Fluxo de Caixa do Projeto, Dicionário da EAP, entre outros.
Principais Regras
Cada Pacote de Trabalho deve identificar uma Entrega; Cada Pacote de Trabalho deve possuir pelo menos um par em seu nível (dentro da hierarquia); A EAP deve ser representada por ondas, estágios ou áreas especialistas; Não devemos utilizar Verbo na EAP. Cada Item na estrutura deve ser representado por um Substantivo; A soma de Todos os Pacotes de Trabalho deve ser igual ao Escopo do Projeto.
Na prática
A principal saída das reuniões de planejamento é a WBS, neste evento é fundamental a decomposição junto as áreas/pessoas especializadas que terão algum envolvimento no projeto. Cabe ao Líder do Projeto levantar discussões para estruturar o documento de uma forma prática e completa, direcionando a equipe aos principais limites de escopo, prazo e custo do projeto. A EAP bem elaborada aumenta consideravelmente a facilidade de monitorar e controlar o Projeto.
Exemplo de WBS/EAP
Definições auxiliares
Decomposição: É a técnica de subdivisão das Entregas do Projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis até que o trabalho e as entregas estejam definidos ao nível de Pacote de Trabalho.
Pacote de trabalho: É o maior detalhamento da entrega, na qual o trabalho pode ser estimado de forma confiável, o nível de detalhe irá variar conforme o tamanho e complexidade do Projeto. Necessariamente será representado como um substantivo dentro da hierarquia.

